domingo, 8 de junho de 2014

Personagens humanos: Concentre-se em sua humanidade

Oops!...I Did It Again - Britney Spears
2000 - Jive Records - 12 faixas
Pop, dance-pop, teen-pop
Melhores faixas: Don't Go Knocking On My Door,
Oops!...I Did It Again, (I Can't Get No) Satisfaction
Don't Let Me Be The Last to Know, Dear Diary
Yours Truly - Ariana Grande
2013 - Repulic Records - 11 faixas
R&B, Pop
Melhores faixas: Honeymoon Avenue,
Right There (feat. Big Sean), Baby I,
Better Left Unsaid, Piano
Oi pessoal! Tudo bem? Uma semaninha na casa dos minha avó talvez me faça bem, porém eu não tenho como confirmar nada kkk.
Bem, eu estou aqui hoje para falar de um assunto pelo qual muitos se desviam, se atrapalham e, as vezes, os problemas com esta simples caracteristica pode fazer um grande mal para a história. Tudo isso pode ser fruto do efeito mal trabalhado de um simplea fator: A humanidade...



O que é esta tal humanidade?

Humanidade é a definição geral de ser humano, desde sentir afeto, amor, medo (etc.), errar, se sentir incomodo, sofrer. Enfim, para ser humano, se precisa de tudo isso (apesar de que a quatidade de cada um desses fatores variar de sexo para sexo). Porém, ainda existem alguns fic-writers que ainda tentam violar essas regras basicas.

Errar é humano.

Você pode planejar sua fanfic do começo ao fim e não mudar um detalhe, mas NUNCA que os seus pensonagens vão planejar suas vidas desde o nascimento até a morte.
Acordar todo o dia no horario desejado (ou perfeito), estar sempre com a razão de uma conversa, nunca esquecer de trabalhos escolares ou um jantar familiar, etc. Existe uma grande diferença entre ser organizado e perfeito! Isso sem falar que, pessoas com a vida toda organizada alguma hora tem seu piso e teto desmoronado.
Que atire a primeira pedra quem nunca viu aquela fanfic com um personagem que é como um robo e não comete um erro sequer no seu dia-a-dia, como se estivesse seguindo o roteiro que foi lhe dado. E nem adianta dar aquelas desculpas de que "o pai/mãe/tio/avó/papagaio controlava a sua vida", ou que "ele fazia de tudo para agradar uma certa pessoa... Mas nunca era o suficiente. Não! Por mais que pessoas se esforcem, errar é inevitavel! Porém fic-writers se esquecem disso.

Eu sou a força.

Quem nunca viu uma personagem masculina que nunca perde brigas, nunca se machuca, ou  (em um caso mais bizarro) consegue brigar com três caras de uma vez sem muitos danos fisicos? E, nossa! Essa personagem é também o "galã" e/ou "mocinho" da história! Colocar um humano em um pedestal no qual ele se torna intocavel não é coerente, é fazer com que a personagem pareça Hercules, Rei Tritão ou Zeus... Que por sua vez, não são humanos.
Pense assim: você já deve ter visto brigas na escola, seus amigos já devem ter participado, ou até mesmo você. Cada soco, tapa, chute, cotovelada, joelhada, etc. Doiam, podendo ir de uma simples dor, até o sangramento e a um osso fraturado. Por isso, tenha senso... Não faça deuses misticos, faça humanos realisticos.

Sinta o amor

Todos nós somos donos de todos os sentimentos existentes, mesmo que alguns possam estar adormecidos dentro de nós. Raiva, amor, felicidade, ódio, desejo, nojo e tristeza (somente para citar os mais basicos deles) são coisas inevitaveis de ter. Por isso, não é muito realista você fazer uma garota alegre de vida normal que é virginal e boazinha com todos (por mais que isso seja desrespeitado e logo os fic-writers não conseguem segurar o peso da personagem até o final da fanfic), ou um homem frio que não tem sentimentos.
Quer dizer, em terceira pessoa, quando você é capaz de esconder coisas do leitor, pode até ocorrer de você querer brincar com a imaginaçao do leitor imaginando o que se passa pela mente de cada personagem, mas em primeira pessoa, quando se trata da personagem que narra, você tem que ter em mente que deve explicar todos os seus sentimentos ao leitor durante a fanfic.
Não existem personagens que não sintam, e a insistencia em fazê-los assim só faz o seu final e o da história, no minimo, previsiveis ao extremo.

Bem pessoal, por hoje é só isso! Se tiver alguma duvida ou algo a comentar comigo, mande um comentario nessa postagem. Caso queira algo mais privado, mas um e-mail para rennanescritor@yahoo.com. Uma boa semana para vocês, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário